Show Project InfoHide Project Info

Concurso Usiminas

Concurso

Destaque do ProjetoAo projetar um espaço para o Grupo Corpo, deve-se em primeiro lugar buscar o que os torna diferenciados; conteudo e originalidade. Estes, em todos os instantes foram fatores primordiais para a elaboração do projeto.” O partido foi criar um elemento contínuo porém fragmentado, que se espalhasse centralmente ao longo do terreno. Isto possibilitou…
Projeto 2002
Área 60.000,00m2
Construção Sem Previsão
Construtora -
Local Belo Horizonte, MG, Brasil

Destaque do Projeto

Ao projetar um espaço para o Grupo Corpo, deve-se em primeiro lugar buscar o que os torna diferenciados; conteudo e originalidade. Estes, em todos os instantes foram fatores primordiais para a elaboração do projeto.”

O partido foi criar um elemento contínuo porém fragmentado, que se espalhasse centralmente ao longo do terreno. Isto possibilitou a formação de um grande cinturão verde que sugestivamente convida as pessoas a participarem do conjunto.

Apesar de seus traços fortes e marcantes e de seus grandes volumes, ele é sutilmente inserido na paisagem sempre visando a contemplação, principalmente atravéz de seus dois grandes mirantes, ao sul e ao norte.

O jogo de formas hora orgânicas e hora sóbrias, e os diversos níveis de terraços jardins, o-torna uma atraente dança de movimentos e equilíbrio.

A rusticidade e o aconchego são oferecidos pelos espaços fregmentados e pelo constante uso de materiais como madeiras, vidros, argamassas e tecidos, que se contrastam com os fortes cobre e aço patinado.

O conceito do projeto de tornar o espaço um conversor de massas traduz o espírito compartilhador do Grupo Corpo de viver e respirar uma arte de fortes raízes e sem fronteiras.

A concepção estrutural foi vital para a elaboração do projeto. Seguindo as modulações de 4,5 m x 4,5 m no setor A e de 7,0 m x 7,0 m no setor B, surgiram diversificadas formas em um mesmo plano, todas constituídos com perfis usilight.

Estes, portanto, só não foram ultilizados em áreas com exigência de maiores reforços, nas plataformas que compõem os grandes mirantes, devido a necessidade de uma secção mais rubusta, e pelo uso de perfis especiais como os pilares de apoio triangulares.

A idéia foi obter levesa em sua extensão com vãos de 60 m ao sul e 45 m ao norte vencidos por treliças horizontais que são subdivididas uniformemente e tensionadas por tirantes. Estes são fixados em outra treliça vertical que corta o edifício como uma lâmina recebendo revestimento de chapas de aço patinado arrebitadas em seus montantes, mesmo material ultilizado no conjunto estrutural aparente desse setor.

O uso de tirantes rígidos foi ocasionado pela precaução de submeter esta estrutura a não entrar na frequência dos ventos, por se tratar de uma região alta com fortes rajadas.